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datas comemorativas
11 agosto, 2021

Como ajudar o seu cliente a faturar mais em datas comemorativas?

Apesar de ser importante pensar em estratégias para vender mais, as datas comemorativas já são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua empresa. Por isso, é fundamental entender como aproveitar os períodos festivos.

Por mais que o planejamento comercial de muitas empresas normalmente seja feito no começo do ano, qualquer momento é ideal para melhorar as estratégias de vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio. Ao manter o desenvolvimento saudável, é mais fácil superar crises e manter o funcionamento das atividades.

Quem trabalha com contabilidade já é conhecido como médico da saúde financeira das organizações, mas como ajudar os seus clientes a faturar mais em datas comemorativas? Ao longo deste artigo, você vai conferir dicas fundamentais para ter mais sucesso com isso. Acompanhe conosco e confira!

Toda data comemorativa é uma oportunidade de vender mais?

Apesar de os períodos festivos movimentarem mais o mercado, isso não quer dizer que uma empresa deva apostar seus investimentos e suas estratégias em todos eles. Isso porque as datas também são afetadas pelo cenário econômico, pelas tendências dos segmentos e pelas próprias necessidades e preferências do público de cada empreendimento.

Alguns empreendedores, ao saber que os períodos festivos, são momentos valiosos para vender mais, podem ter prejuízos exatamente por não estudarem melhor as possibilidades nem elaborarem um planejamento com antecedência.

Então, é de extrema importância ressaltar a importância do seu cliente conhecer o perfil do público dele, a fim de identificar as oportunidades ideais ao longo do ano, garantindo resultados mais eficazes e seguros.

Como aproveitar as datas comemorativas para aumentar o faturamento?

Após definir as melhores datas comemorativas a serem priorizadas pelo seu cliente, é hora de entender como fazer isso da melhor forma, aplicando dicas práticas e simples ao longo do ano. Confira as principais delas a seguir para saber como ajudar o seu cliente!

Faça um bom planejamento comercial

Como falamos anteriormente, se planejar antecipadamente é essencial para garantir mais sucesso com estratégias de vendas em datas comemorativas. O planejamento é o momento perfeito para identificar quais datas estão mais alinhadas com os objetivos e valores do negócio, a fim de traçar os próximos passos.

Ao elaborar um bom planejamento antes dos períodos festivos, é possível lidar melhor com imprevistos, entender as ações da concorrência, negociar melhores condições com os fornecedores e se comunicar de forma mais eficiente com o seu público, reduzindo os riscos de falhas ou prejuízos financeiros.

Organize os canais de vendas 

É importante que os canais de vendas do seu cliente estejam todos organizados, não apenas o ponto de venda físico, mas também os canais digitais, com o objetivo de atender bem às demandas dos clientes e gerar experiências mais satisfatórias no meio online e offline a longo prazo.

De acordo com um levantamento de dados do Sebrae, uma vitrine bem montada pode aumentar em até 40% as chances de compra. Assim também funciona com sites ou páginas de vendas virtuais: quanto mais planejado, simples e rápido for o acesso, melhor pode ser a experiência do público.

Tenha uma comunicação transparente

Outra forma de ajudar o seu cliente a vender mais em datas comemorativas é mostrar a importância de ter uma comunicação transparente e próxima com o público: ao construir relacionamentos de qualidade com os consumidores, a empresa tem mais chance de aumentar o faturamento e, ainda, melhorar a imagem da sua marca.

Além disso, se comunicar bem com os clientes não só facilita o aumento de vendas em períodos festivos, mas também ajuda a atrair e fidelizar novos consumidores de forma mais orgânica e econômica.

Invista em uma boa gestão financeira

Tanto para estabelecer melhores condições de pagamentos, preços justos e competitivos quanto para manter a saúde financeira sempre em dia, é fundamental que o seu cliente invista em uma boa gestão financeira para aumentar a lucratividade em períodos de maior movimento do varejo.

Obtenha ferramentas tecnológicas

Um sistema de automação é a escolha perfeita para otimizar os processos de vendas, responder os contatos dos clientes com mais agilidade, integrar o time, aumentar a produtividade e evitar erros.

Investir em um software de gestão também melhora o controle de estoque, o controle financeiro, as negociações com os fornecedores, o monitoramento dos processos e a análise dos resultados. 

Ofereça melhores condições de pagamento

Um ponto extremamente importante que, às vezes, passa despercebido por alguns empreendedores é o de oferecer condições especiais de pagamento, como o parcelamento de compras no cartão de crédito e bons descontos, por exemplo.

Quando a facilidade de pagamento é oferecida com mais facilidade, a experiência do cliente tende a se tornar mais satisfatória, o que faz com que a sua empresa ganhe mais diferenciais perante à concorrência.

Crie ações personalizadas

Com produtos ou serviços novos ou não, é válido pensar em ações personalizadas para cada data comemorativa. Mesmo o Natal e a Black Friday, que são datas mais amplas, podem ser divulgadas de forma personalizada para segmentar os clientes e atrair a atenção do seu público.

Tenha cuidado com a logística

Caso a empresa seja um comércio tradicional ou e-commerce, ela sempre precisa ter uma boa estrutura para a logística. Então é importante otimizar a gestão logística para evitar problemas internos, manter o bom funcionamento das atividades e cumprir os prazos definidos.

Faça um bom pós-venda

Para aumentar o faturamento de uma empresa, é preciso ir além do momento de vender algum serviço ou produto: manter uma boa comunicação com o cliente após a venda, perguntando o que ele achou da compra e mostrando disponibilidade para atendê-lo, é uma ótima forma de melhorar o relacionamento e a imagem da marca.

Investir em controle financeiro, estratégias de marketing e ferramentas tecnológicas são algumas das melhores opções para ampliar as oportunidades de vendas, durante as datas sazonais e a longo prazo, em um empreendimento. 

Então, quais dessas dicas os seus clientes já aplicam para aumentar o faturamento em datas comemorativas? Esse processo demanda tempo e dedicação, mas gera resultados extraordinários. Esperamos que este post tenha ajudado você!

Saiba como fidelizar clientes e ter mais sucesso com a sua empresa contábil. Até mais!

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