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Contador fazendo marketing digital
29 dezembro, 2021

Marketing Contábil? Sim, existe e funciona muito bem!

O marketing contábil não é apenas uma forma de estar presente nas redes sociais, mas de conquistar resultados incríveis tanto na venda de serviços de contabilidade quanto na construção de autoridade e no relacionamento com o público. 

Apesar de os profissionais de contabilidade terem um conhecimento fundamental para qualquer empresa, muitas pessoas ainda veem o trabalho desses profissionais como algo que envolve apenas burocracia, cálculos e papeladas. Porém, como mudar esse senso comum e ter melhores resultados com seus serviços? O marketing contábil pode ajudar.

Marketing contábil nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa reunir as necessidades e os objetivos de uma empresa de contabilidade com as preferências e os hábitos do seu público, a fim de fazer planejamentos mais eficazes e conquistar mais sucesso com as atividades e as vendas.

Neste artigo, você vai descobrir o que é marketing contábil, o porquê de investir nessa estratégia e como utilizá-la a seu favor. Acompanhe a leitura conosco e confira as dicas que reunimos!

O que é marketing contábil?

Como falamos há pouco, esse termo se refere a um conjunto de estratégias e práticas que possuem o objetivo de construir autoridade no mercado, ampliar o reconhecimento da sua marca, divulgar os seus serviços, estabelecer diferenciais e, assim, captar leads de qualidade e convertê-los de forma mais prática.

Será que isso tudo existe mesmo? Sim, por mais que sejam muitas etapas, elas estão todas interligadas e funcionam bem por meio de pesquisas, planejamentos e ações a longo prazo, envolvendo criação, comunicação e entrega.

Para efetuar um bom marketing contábil, é indicado ter alguns cuidados e conhecer as restrições impostas pelo código de ética da área de contabilidade, entre elas:

  • é proibido cometer qualquer ação que prejudique a imagem de outro profissional contábil;
  • não é permitido o oferecimento de serviços profissionais em concorrência desleal;
  • o profissional não pode fazer referências prejudiciais;
  • não é permitido formular juízos depreciativos sobre a classe contábil.

Como utilizar o marketing contábil a seu favor?

Agora que você já sabe o significado desse termo, e o que não fazer em sua implementação, é hora de entender como utilizá-lo a favor da sua empresa de contabilidade para melhorar os seus resultados. Confira o passo a passo do que você deve fazer, a seguir.

Conheça a sua empresa

Antes de adotar estratégias de marketing, é recomendável ter uma visão ampla e detalhada sobre a sua empresa, entendendo os processos internos e o que precisa ser modificado para traçar os próximos passos.

Estude o cenário do mercado

Como está a situação do mercado contábil e da economia atualmente? Além do conhecimento sobre a sua região, vale analisar o cenário nacional para entender as tendências, oportunidades e ameaças. 

Analise a concorrência do segmento

Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Você pode avaliar o que eles estão fazendo nas redes sociais e em seus canais, a fim de verificar como o público tem reagido e o que apresenta pontos positivos. Isso pode ajudar você a definir os seus propósitos, valores e objetivos para se diferenciar da concorrência.

Saiba quem é o seu público

Qual é o seu histórico de clientes? Analise o perfil do seu público, quais são os seus desafios, objetivos, sonhos, comportamentos, hábitos e necessidades. Ao entender de forma macro quem é a sua audiência, vale a pena definir personas para elaborar estratégias de comunicação mais eficientes.

Defina o seu nicho de atuação

Apesar de haver uma grande concorrência no segmento contábil, é possível definir um nicho de atuação para não concorrer com tantas empresas. A segmentação é contabilidade, mas o nicho pode ser uma escolha entre várias, como: contabilidade especializada em imobiliárias; contabilidade consultiva para pequenos empreendedores; entre outros.

Estabeleça os seus objetivos e canais de comunicação

Um dos primeiros passos depois de pesquisar mais sobre o público, os concorrentes e o mercado em geral, é definir quais são os seus objetivos. Qual é o seu porquê de investir em marketing contábil? Você deseja ter mais visibilidade para aumentar as vendas ou aumentar a sua carteira de clientes para ter mais reconhecimento?

É necessário definir o que você deseja alcançar para monitorar os indicadores de desempenho e, dessa forma, analisar se as suas estratégias estão funcionando. Depois de definir os seus propósitos, quais canais de comunicação devem ser utilizados para aplicar o que foi planejado? 

Lembre-se: não é preciso estar em todas as redes sociais, e analisar tanto os seus objetivos quanto o perfil do seu público pode ajudar você a descobrir quais são os canais mais indicados para implementar as suas estratégias de marketing contábil.

Segmente os seus clientes

Empresas de qualquer porte e segmento devem segmentar os seus clientes, de acordo com a jornada de compra, para desenvolver estratégias de comunicação e vendas com mais acertos. Com isso, é possível estruturar tanto os processos de marketing quanto os comerciais de forma segura e prática.

Por isso, também é recomendável utilizar a estratégia de manter presença em múltiplos canais, como blog, e-mail marketing e redes sociais, por exemplo, para se comunicar com mais clientes de acordo com as etapas da jornada de compra, otimizando o atendimento e o relacionamento com a sua audiência.

Por que investir em marketing contábil?

A quantidade de etapas pode fazer com que alguns profissionais de contabilidade desistam de investir nessa estratégia, mas é possível contar com a ajuda de especialistas para otimizar os seus investimentos e resultados, garantindo diversos benefícios, entre eles:

  • captação e fidelização de clientes;
  • melhores oportunidades de negócio;
  • aumento das vendas e da lucratividade;
  • análise de resultados com dados precisos;
  • melhorias na imagem da marca;
  • visibilidade, construção de autoridade e reconhecimento;
  • geração de competitividade;
  • experiências mais satisfatórias para clientes, parceiros e fornecedores.

O marketing contábil envolve tempo, investimento e dedicação, mas faz toda a diferença para quem deseja solucionar problemas, conquistar bons relacionamentos com os seus clientes e ter mais praticidade na hora de vender os seus serviços no meio online e presencial. Por falar em vendas, saiba como se tornar um especialista e vender seus serviços contábeis.

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