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Departamento comercial contábil
28 fevereiro, 2022

Contador, saiba como estruturar um departamento comercial no seu escritório de contabilidade

Quem trabalha com contabilidade precisa se atentar para investir em estratégias de vendas. Por isso, vale estruturar um departamento comercial no escritório contábil para atrair mais clientes e ampliar as suas oportunidades. Confira!

Diante de tantas demandas no seu dia a dia, qual é o tempo que você consegue separar para pensar em novas estratégias e vender os serviços e produtos do seu escritório contábil? Para aumentar as vendas a longo prazo e, principalmente, desenvolver a sua empresa no segmento de contabilidade, é necessário ter um departamento comercial.

Caso a sua organização contábil esteja em um momento de baixo faturamento ou com a necessidade de melhorias mais evidentes, provavelmente investir no departamento comercial é a melhor escolha. Porém, como fazer isso?

Neste artigo, você vai entender a importância de ter um departamento comercial no seu escritório contábil, além de saber quais são as melhores formas de fazer isso. Prossiga na leitura e aproveite!

Por que investir em um departamento comercial na contabilidade?

O departamento comercial é o setor que define estratégias para atrair novos clientes, ampliando as oportunidades de bons negócios e vendas na empresa. Assim, unir as estratégias de marketing do seu escritório contábil às ações do departamento comercial podem impulsionar os seus resultados a longo prazo.

Nós sabemos que, por mais que a sua empresa de contabilidade conte com especialistas em saúde financeira, tributária, fiscal, trabalhista, entre outras, os resultados do seu faturamento podem depender de estratégias mais específicas e voltadas para o setor de vendas de serviços ou produtos e para o relacionamento com clientes.

Então, estruturar o departamento comercial no seu escritório contábil é a solução que você precisa para otimizar tempo e recursos financeiros, a fim de aumentar a produtividade da sua equipe, melhorar o engajamento dos clientes, alinhar os seus valores e objetivos, e ampliar as possibilidades de vender mais.

Como estruturar o departamento comercial no seu escritório contábil?

Os principais pontos que devem ser trabalhados pelo departamento comercial, são a prospecção de clientes, o gerenciamento de métricas de vendas, o atendimento personalizado aos clientes, a avaliação de indicadores de desempenho e o oferecimento de capacitações frequentes aos colaboradores.

Para estruturar esse setor em sua organização e, assim, se destacar mais no seu nicho contábil, captando mais clientes e fortalecendo a sua marca, é indicado seguir algumas etapas. Confira, a seguir, algumas delas.

Defina o seu nicho de atuação

Trabalhar com contabilidade normalmente envolve demandas de diversas áreas, mas é importante definir um nicho de mercado para gerar diferenciais à marca da sua empresa, especificando os seus serviços e o seu público. 

Ao definir o seu nicho de atuação, a tendência é ganhar mais reconhecimento e autoridade, gerar competitividade e ter um relacionamento mais próximo com os seus clientes, oferecendo as soluções ideais. 

Contrate profissionais contábeis especializados em vendas e negociação

Outro passo que faz toda a diferença nesse processo é montar uma equipe própria para o departamento comercial, investindo na contratação de profissionais especializados em vendas, atendimento ao público, comunicação e negociação para prospectar clientes e oferecer atendimentos personalizados no antes, durante e pós-venda.

Invista em tecnologia e capacitação

Além de investir na contratação de especialistas para montar uma equipe voltada ao setor de vendas, também é de extrema importância atualizar os conhecimentos dos colaboradores do seu escritório contábil, oferecendo capacitações com frequência para otimizar o uso de ferramentas tecnológicas e desenvolver soft e hard skills.

Analise o cenário da sua empresa e defina as metas a serem alcançadas

O que você deseja alcançar nos próximos meses em sua empresa? Vale a pena estabelecer metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para definir métricas e fazer o devido acompanhamento de resultados, identificando o que pode ser melhorado para conquistar mais sucesso.

Já começou a preparar o departamento comercial no seu negócio contábil para se destacar mais, captar e reter clientes? Temos a certeza de que isso é possível por meio da definição de um nicho, de uma equipe voltada para essa área e da atualização constante de habilidades dos profissionais da sua empresa. 

Aproveite essa leitura e descubra como conhecer os perfis dos seus clientes para oferecer um atendimento personalizado com mais eficácia.

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