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Processo de vendas contábeis
13 janeiro, 2022

Veja dicas sobre como estruturar o processo de vendas do seu escritório contábil

Vender serviços contábeis é desafiador para muitos contadores, mas pode se tornar mais fácil por meio de um processo de vendas bem estruturado. Saiba mais!

Definir um processo de vendas de serviços de contabilidade é um dos passos mais eficazes para impulsionar os resultados e o faturamento do seu escritório contábil, mas como fazer isso de forma mais eficaz, segura e assertiva?

Se você ainda não tem muita experiência com a parte comercial da sua empresa, mas gostaria de saber como lucrar mais e conseguir mais clientes, é de extrema necessidade estruturar o processo de vendas. Isso também pode ajudar você a se destacar mais no mercado de trabalho e no seu nicho de atuação.

Acompanhe a leitura deste artigo conosco e descubra como melhorar as vendas do seu escritório contábil de forma fácil, eficiente e prática. Vamos lá!

Por que vale a pena ter um processo comercial estruturado?

Por mais que muitos contadores já entendam que é preciso estudar mais sobre vendas para aumentar os lucros mensais e o faturamento anual, muitos profissionais dessa área ainda ficam em dúvida sobre a importância de estruturar o processo de vendas. Afinal, será mesmo que um contador precisa fazer isso?

Nós sabemos que você, contador, já tem a rotina cheia de demandas a resolver, mas estruturar o seu processo de vendas pode otimizar o seu tempo, impulsionar os seus recursos financeiros e, ainda, gerar mais produtividade no dia a dia. 

Algumas metodologias comerciais, além de ferramentas avançadas de tecnologia, podem ajudar você a tornar esse processo mais simples e eficaz, identificando melhores oportunidades de crescimento e gerando diversas vantagens a longo prazo. 

Quais são as vantagens de estruturar um processo de vendas?

Ao ter um processo comercial mais desenvolvido e controlado, o seu escritório contábil consegue ter uma noção mais nítida sobre o que precisa ser feito para gerar resultados mais satisfatórios. Confira, a seguir, alguns dos outros benefícios gerados pelo processo de vendas estruturado.

Otimização do tempo e melhorias na gestão

Ao estruturar o processo comercial dos seus serviços contábeis, você já consegue organizar as tarefas que devem ser feitas, melhorando a organização e otimizando o tempo tanto da gestão quanto da equipe comercial, o que pode gerar melhores resultados para o seu negócio de contabilidade.

Redução de erros e prejuízos financeiros

Quanto mais estruturado estiver o processo de vender os seus serviços contábeis, menos chances de erros ou prejuízos financeiros vão existir. 

Então vale a pena atentar para os pequenos detalhes e acompanhar todas as etapas, desde a definição de serviços e valores até a apresentação de propostas e fechamento de negócio para identificar melhorias e agilizar os processos de prospecção, comunicação e vendas.

Captação e fidelização do público da sua marca

Conquistar e fidelizar mais clientes é um dos principais objetivos de contadores que desejam se destacar mais em sua profissão. Ao estruturar um processo voltado para atender às dores e preferências do seu nicho de atuação, as oportunidades de alcançar os clientes ideais tendem a aumentar.

Por isso, é fundamental conhecer os serviços e diferenciais do seu escritório contábil, definir um nicho de atuação, conhecer o público e estabelecer personas para a sua marca: isso pode ajudar você a investir no público certo, facilitando o processo comercial.

Aumento da lucratividade

Ao ter um processo comercial mais organizado, é possível aumentar também a produtividade da equipe e o engajamento dos clientes, ampliando a oportunidade de vender mais, fechar bons negócios e aumentar a lucratividade. 

Como estrutura um processo de vendas no seu escritório contábil?

Agora que você já sabe quais são as principais vantagens de estruturar o seu processo de vendas de serviços contábeis, vale a pena entender como fazer isso com mais praticidade e eficácia para melhorar os resultados do seu escritório. Alguns dos fatores mais importantes, são:

  • organizar os processos internos da empresa;
  • entender o cenário atual do seu negócio e do mercado;
  • analisar os seus objetivos, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, 
  • definir um nicho de atuação;
  • pesquisar mais informações sobre os concorrentes;
  • conhecer as necessidades e preferências dos seus clientes;
  • definir personas para a sua marca;
  • estar presente nos canais de comunicação do seu público;
  • fazer um planejamento estratégico com base em dados e métricas;
  • estabelecer metas alcançáveis e indicadores de desempenho;
  • delegar tarefas à equipe e direcionar as ações;
  • investir em ferramentas tecnológicas;
  • criar um plano de ação.

E então, que tal colocar tudo isso em prática para estruturar o processo de vendas do seu escritório contábil e alavancar os seus resultados?

Saiba como criar um plano de crescimento para o seu escritório contábil.

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