fbpx
×
KPIs nas estratégias do seu escritório de contabilidade
22 novembro, 2021

Você sabe como utilizar os indicadores de desempenho KPIs nas estratégias do seu escritório de contabilidade?

Para lidar com a concorrência, os avanços da tecnologia e as mudanças nos hábitos dos consumidores, é preciso atentar para a atuação do seu escritório de contabilidade, e os indicadores de desempenho KPIs podem ajudar você com isso.

Apesar de não haver uma receita de bolo sobre como o seu escritório contábil pode utilizar determinados ingredientes e elaborar um modo de preparo que resulte em 100% de sucesso, há algumas estratégias para melhorar os seus processos, e uma delas é fazer bom uso dos indicadores de desempenho KPIs.

Por mais confiáveis e eficientes que sejam os seus serviços e produtos, é válido lembrar que o seu escritório contábil também precisa lidar com as incertezas da economia e política do país, os concorrentes diretos e indiretos, e a transformação constante nos hábitos de comunicação e consumo. 

Então é necessário saber como analisar os seus resultados e monitorar cada processo para coletar dados que contribuam nos próximos planejamentos, a fim de manter um funcionamento mais saudável para as suas atividades. 

Ao longo deste artigo, você vai descobrir como utilizar os indicadores de desempenho KPIs nas estratégias do seu escritório de contabilidade para garantir mais sucesso!

O que são KPIs?

Antes de mais nada, o que é KPI? Esse termo se refere aos indicadores de desempenho, que são meios de mensurar a performance e a atuação de uma empresa, apresentando quais áreas precisam de mais atenção e quais estratégias estão proporcionando resultados positivos.

Se você deseja alcançar determinadas metas e enxerga a sua organização em um patamar mais elevado daqui a 5 anos, por exemplo, é necessário traçar metas que sejam coerentes tanto com a mudança que você deseja quanto com o cenário e as possibilidades atuais do seu negócio e do mercado como um todo. 

Ou seja, para deslocar a sua empresa de um ponto a outro, você precisa estabelecer um caminho para isso, e esse processo se torna mais fácil quando você tem um embasamento maior sobre a situação atual da empresa, suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.

Afinal, será que é possível alcançar tais metas no tempo previamente determinado? Esse e outros pontos podem ser descobertos com mais precisão por meio do uso de indicadores de desempenho KPIs no seu escritório contábil.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho KPIs?

Antes de falar sobre os indicadores de desempenho KPIs, é importante que você saiba que há uma oferta grande deles e cada um serve para medir determinados pontos, então, a escolha dos indicadores deve ser feita com base nas necessidades e nos objetivos da sua empresa. Confira os principais deles a seguir:

  • indicador de competitividade – identifica quem são os seus concorrentes, a fim de ajudar você a lidar com eles;
  • indicador de eficácia – compara os resultados obtidos nos processos para analisar quais objetivos foram cumpridos; 
  • indicador de lucratividade – avalia a relação entre os lucros adquiridos e o total de vendas realizadas em determinado momento;
  • indicador de qualidade – verifica a possibilidade de falhas nos serviços prestados aos clientes;
  • indicador de valor – analisa o valor recebido por determinados serviços, com o objetivo de saber se estão gerando valores lucrativos para a empresa.

Por que utilizar KPIs na sua empresa de contabilidade?

Por meio do uso de indicadores de desempenho KPIs, é possível calcular o que é preciso para manter as operações do seu escritório contábil em dia; ter conhecimento sobre a eficiência da área de vendas; entender formas de ajustar suas estratégias para evitar prejuízos e ter um bom retorno financeiro com seus investimentos.

Certo, já deu para entender que utilizar indicadores pode contribuir na mensuração de dados e informações de qualquer empresa que deseja crescer mais no mercado, mas há benefícios a mais para compensar o tempo gasto em definir, acompanhar e analisar cada um desses indicadores? Sim! Confira o que você ganha com isso:

  • planejamentos mais assertivos, eficazes e seguros;
  • mais facilidade na hora de tomar decisões importantes;
  • aumento do conhecimento sobre a performance da empresa no mercado;
  • monitoramento de processos e análise dos resultados;
  • elaboração de objetivos mais coerentes com as necessidades atuais;
  • alcance das metas com mais praticidade;
  • expansão do desenvolvimento da empresa;
  • mais satisfação para clientes, fornecedores e parceiros;
  • geração de credibilidade e competitividade. 

Para definir os indicadores de desempenho e garantir esses benefícios, e muitos outros a longo prazo, é indicado analisar os seguintes pontos:

  • quais são as características da sua empresa;
  • quais são as dores atuais do seu escritório;
  • o que você deseja conquistar;
  • o que tais números vão ajudar no desenvolvimento das suas atividades;
  • mensurabilidade, objetividade e praticidade do indicador escolhido.

Além desses fatores, é importante ressaltar que nada é permanente, então um KPI importante para a sua empresa hoje pode mudar com o passar dos anos: é recomendável monitorar constantemente os resultados ao longo dos processos para manter os os indicadores sempre atualizados.

Com um sistema de gestão eficiente, você consegue coletar diversos dados e métricas relevantes para analisar o cenário de atuação e performance do seu escritório contábil, o que facilita também na hora de escolher o indicador de desempenho ideal.

Percebeu como utilizar indicadores de desempenho KPIs é extremamente útil para alavancar os resultados da sua empresa de contabilidade? Esperamos que você aplique as nossas dicas no dia a dia da sua empresa.Para saber mais sobre como melhorar os resultados do seu escritório contábil, fale com a nossa equipe. Estamos prontos para tirar suas dúvidas e ajudar você na jornada de sucesso da sua empresa!

× Como podemos te ajudar?