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Contador realizando diagnostico
4 outubro, 2021

Como realizar o seu diagnóstico contábil?

Ainda não ouviu falar sobre diagnóstico contábil? Entender o desempenho de uma empresa, de forma detalhada, é aumentar as possibilidades de se desenvolver com mais força e segurança. Saiba mais!

É normal que muitos gestores estejam sempre se questionando sobre como melhorar a sua empresa, mas uma das principais falhas de alguns deles é não elaborar planos estratégicos para realmente entender o que é preciso ser feito e, assim, aplicar mudanças positivas no dia a dia.

Afinal, como identificar com mais eficácia o que é necessário fazer para alcançar os objetivos almejados e conquistar resultados melhores a longo prazo? Assim como quando você sente que precisa cuidar da sua saúde vai ao médico para saber a sua real situação, as empresas também precisam ser diagnosticadas.

Fazer uma avaliação mais aprofundada sobre o cenário financeiro e contábil do empreendimento, coletando dados e informações relevantes, pode ser um divisor de águas nas suas estratégias. Prossiga na leitura desse texto para entender o que é, qual é a importância e como fazer o seu diagnóstico contábil. Confira!

O que é diagnóstico contábil?

Antes de saber os benefícios que esse processo pode gerar a um negócio, é fundamental entender mais sobre ele. Basicamente o diagnóstico contábil se refere ao trabalho de coletar, analisar e conhecer diversos aspectos de uma empresa, incluindo suas especificidades, perfil de atuação, necessidades, objetivos, expectativas, entre outros.

O principal objetivo do diagnóstico contábil é fazer um levantamento de dados qualitativos da organização, avaliando informações patrimoniais, econômicas e financeiras, a fim de reunir números, métricas e resultados para entender as dores da empresa e, assim, oferecer as soluções ideais.

Por meio de um bom diagnóstico contábil, você pode preparar empreendedores para possíveis crises econômicas ou imprevistos financeiros com antecedência e, dessa forma, é seguir um direcionamento mais eficiente para priorizar alguns fatores, reduzir prejuízos e otimizar o orçamento da empresa.

Qual é a importância de fazer um diagnóstico contábil?

Apesar de algumas pessoas terem uma visão superficial da contabilidade, achando que é uma área voltada apenas a processos burocráticos e obrigações legais para manter a empresa em conformidade com a lei e os órgãos fiscalizadores, ela vai muito além disso, envolvendo aspectos importantes para tratar a saúde financeira.

Funcionando como uma ferramenta de transformação, o diagnóstico contábil pode ajudar empreendedores de diversos segmentos a ter um embasamento concreto para ter mais facilidade e acertos na hora de tomar decisões estratégicas. 

Com a ajuda de uma equipe especializada em consultoria contábil, a relação entre contador e empresário se torna mais próxima, o que pode fazer toda a diferença no crescimento sustentável da empresa. Alguns dos principais benefícios de investir em um diagnóstico contábil para as empresas, são:

  • análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades;
  • verificação das entradas e saídas financeiras, do faturamento e das despesas;
  • visão mais específica e aprofundada para aprimorar a gestão;
  • definição do ponto de equilíbrio da empresa;
  • entendimento do que precisa ser priorizado;
  • melhorias no relacionamento com os clientes;
  • entrega de soluções para diminuir custos e se desenvolver no mercado;
  • escolha de indicadores estratégicos para obter mais acertos nos planejamentos.

Como fazer um diagnóstico contábil?

Por mais que muitos líderes de empreendimentos optem pelos serviços contábeis somente para se livrar de burocracias, documentos e números, é importante educá-los sobre a importância de ir além disso e, assim, investir mais nos serviços de quem realmente entende sobre saúde financeira das empresas.

Com o apoio de especialistas em contabilidade, os empreendedores ganham mais tempo para focar em outras questões essenciais e expandir suas atividades, mantendo o funcionamento da empresa e ampliando as oportunidades positivas a longo prazo. 

Entretanto, o que é preciso levar em consideração ao elaborar um diagnóstico contábil? Confira a seguir!

Converse com o cliente

Um dos primeiros passos para entender as necessidades dos clientes de forma mais aprofundada é por meio de diálogos e um bom relacionamento: ao saber mais detalhes sobre o empreendimento, se torna mais prático entender quais são as dores, preferências, particularidades e os processos a serem transformados.

Além de ser importante ter um preparo para conversar, falar sobre os seus trabalhos e suas especialidades, também é essencial ouvir o que o cliente tem a dizer, gerando um vínculo mais forte, além de proporcionar mais confiança, credibilidade e segurança.

Para melhorar o relacionamento com os clientes e, assim, se destacar mais no mercado, aumentando a qualidade dos seus serviços e as possibilidades de captar e fidelizar mais clientes, é importante seguir algumas práticas, como: 

  • ter uma comunicação transparente, eficaz e empática;
  • mostrar espaço para ouvir sugestões e outras perspectivas;
  • estar presente em diversos canais de comunicação;
  • apresentar análises detalhadas e embasadas com dados e métricas;
  • ter vontade de aprender constantemente;
  • demonstrar os problemas e as fraquezas;
  • oferecer um atendimento personalizado;
  • buscar as soluções ideais para o caso de cada cliente.

Utilize a tecnologia para facilitar o trabalho no dia a dia

Hoje há diversas ferramentas tecnológicas para gerar mais praticidade aos serviços de contadores, impulsionando a produtividade e aumentando a eficácia nas atividades. Dessa forma, é mais simples evitar erros, encontrar as melhores soluções e, ainda, entrar em contato com os clientes de forma mais frequente. 

Por meio de sistemas de automação, por exemplo, você pode ter mais disponibilidade para tirar dúvidas, entender os perfis do seu público, analisar relatórios de dados e informações relevantes, otimizar o seu tempo e reduzir custos. 

Defina períodos de contato

A depender do caso de cada empreendedor, o contato deve ser feito de forma mais constante para elaborar um monitoramento eficaz do cenário, reduzindo as falhas e possíveis preocupações a longo prazo. 

Então é importante definir datas para cada etapa, estabelecendo um cronograma para conversar com o cliente de forma semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo.

O serviço de diagnóstico contábil normalmente envolve consultoria contábil, financeira e estratégica, com o objetivo de levantar dados e questões para indicar as melhores opções de melhorias de gestão ao cliente. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o assunto!

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