fbpx
×
Business Intelligence Contábil
28 outubro, 2021

O que é o Business Intelligence e como utilizá-lo na sua gestão contábil

Esse termo parece bem complicado de entender, mas business intelligence nada mais é do que uma forma de facilitar os processos de decisão de uma empresa. Saiba como utilizá-la na contabilidade!

Tomar decisões e obter mais lucros e acertos é uma das chaves do sucesso para qualquer empreendedor que deseja se destacar mais no mercado, e utilizar a tecnologia a seu favor pode contribuir bastante nesse processo.

O profissional de contabilidade sabe que, nessa área, é preciso lidar com diversas transformações frequentemente, devido a mudanças nas leis, na rotina de trabalho e nas ferramentas a serem utilizadas, mas como melhorar os seus resultados e as decisões da sua empresa em meio a tantas demandas?

Por meio da metodologia de business intelligence (B.I.), você pode garantir um incrível avanço e diversas vantagens para o seu empreendimento. Quer saber como fazer isso? Leia este artigo e descubra como utilizá-lo para ter mais sucesso com a sua gestão contábil!

O que é business intelligence?

Conhecida como uma das áreas que mais lidam com documentos, papeladas, burocracia e números, a contabilidade normalmente é vista como uma profissão que demanda muita organização de informações, análise de dados e produção de relatórios. 

Certo, mas o que isso tem a ver com o conceito de business intelligence? Tudo! Enquanto antes os contadores levavam muito mais tempo para concluir os seus procedimentos, hoje as atividades podem ser otimizadas, gerando mais competitividade e diferenciais para a empresa, além de reduzir falhas e prejuízos.

O BI na contabilidade tem o objetivo de transformar dados financeiros em insights valiosos, de forma automatizada e eficaz, para ajudar nos momentos de tomada de decisão do negócio. 

Podendo ser traduzido para inteligência de negócios, esse conceito remete a um conjunto de sistemas tecnológicos que transformam dados brutos em informações fundamentais, identificando padrões e tendências, o que também ajuda no bom desenvolvimento da empresa.

Quais são as vantagens do Business Intelligence na contabilidade?

Muito mais do que somente profissionais que lidam com burocracias e documentos, os contadores podem analisar informações necessárias de forma estratégica para impulsionar os resultados de um empreendimento, melhorando tanto a saúde financeira quanto a imagem da marca a longo prazo.

Além de ajudar você a melhorar a sua gestão e otimizar as suas tarefas, proporcionando a análise de informações valiosas com mais praticidades, o uso do BI também pode gerar muitas outras vantagens para o seu negócio contábil, como:

  • interpretação simplificada de números, métricas e dados em geral;
  • acompanhamento contínuo de indicadores de desempenho;
  • melhorias na saúde financeira;
  • aumento no desempenho e na produtividade da equipe;
  • comunicação mais transparente e eficaz;
  • auxílio na tomada de decisões.

Como utilizar o BI na contabilidade? 

Se você não faz a menor ideia de como utilizar essa ferramenta de apoio para melhorar as áreas financeira, fiscal e contábil da sua empresa, acompanhe os próximos tópicos e fique por dentro de tudo o que precisa saber para usar o Business Intelligence na sua empresa.

Faça um mapeamento de dados

Quais são os dados, arquivos e documentos armazenados e processados atualmente na sua empresa? O primeiro passo é identificar como está a organização das suas informações, mapeando as receitas, os custos, impostos, o faturamento, os orçamentos, entre outros.

Utilize um sistema de automação

Depois de organizar as informações da sua empresa, é hora de investir em um sistema de gestão: por meio desse software, o armazenamento, tratamento e uso de dados se torna mais fácil, possibilitando a implementação do BI.

Estabeleça uma estruturação para as informações

O BI precisa de uma estrutura para se basear e seguir alguns processos, entre eles:

  • coleta e armazenamento de dados;
  • análise de informações;
  • elaboração de relatórios;
  • avaliação dos períodos anteriores e dos concorrentes.

O software de gestão ajuda muito, mas é necessário definir esses fatores e contar com o apoio de toda a equipe para garantir um melhor aproveitamento das informações geradas.

Compartilhe o processo com os colaboradores

Uma das etapas mais importantes desse processo é envolver toda a equipe nele, então vale reunir os colaboradores para que eles visualizem os dados mais importantes, estejam a par dos próximos passos e se sintam à vontade para dar suas sugestões e seus insights, promovendo mais engajamento nas atividades.

Conte com a ajuda de profissionais especializados

Que tal investir no apoio de profissionais que já conhecem mais sobre a implementação do Business Intelligence e são especialistas no setor contábil? Sem dúvidas, fazer isso vai ajudar você a potencializar todos os benefícios proporcionados pelo BI.

Apesar de envolver várias etapas, o business intelligence já faz parte do cotidiano das empresas contábeis e, ao adotá-lo, você pode gerar mais competitividade no mercado, ampliando as oportunidades de sucesso para a sua empresa de contabilidade. 

Ao investir em BI e contar com a ajuda de profissionais especializados nessa área, você ganha mais tempo para se dedicar a tarefas mais importantes, desenvolver suas habilidades, delegar atividades secundárias, aprimorar as competências do seu time e reduzir a sobrecarga de trabalho. 

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre Business Intelligence e a importância de contar com essa ferramenta para fortalecer a sua organização contábil. Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e acompanhar o nosso trabalho: estamos no Facebook e no Instagram.

× Como podemos te ajudar?