fbpx
×
Crescimento contábil
7 janeiro, 2022

Saiba como criar um plano de crescimento para o seu escritório contábil

Já parou para pensar sobre como desenvolver a sua empresa de contabilidade, mas ainda não sabe por onde começar? Descubra como fazer um plano de crescimento para o seu escritório contábil!

Tanto para quem sonha alto quanto para quem deseja apenas alcançar as metas do ano, criar um plano de crescimento para contabilidade é fundamental se você deseja manter o funcionamento das suas atividades no mercado e aumentar a sua lucratividade. 

Se você não conseguiu conquistar os objetivos da sua empresa no ano passado, é hora de entender como fazer um planejamento estratégico para lidar com quaisquer crises e imprevistos e, assim, facilitar a gestão do seu escritório.

Ao longo deste artigo, você vai conferir tudo o que precisa saber para criar um plano de crescimento e desenvolver o seu escritório contábil. Acompanhe a leitura conosco e aproveite!

Como fazer um plano de crescimento para o seu escritório de contabilidade?

Diante de incertezas políticas, financeiras e econômicas, é preciso contar com mais segurança para enfrentar os desafios e encontrar as soluções ideais para o seu negócio. Criar um plano de crescimento para o seu empreendimento de contabilidade de forma eficaz pode ajudar você nesse processo. 

Planeje com mais estratégia

Para começar o seu plano de crescimento, é indicado dar o primeiro passo fazendo um planejamento estratégico. Então, além de pensar nos objetivos a serem alcançados ao longo do ano, vale pesquisar mais sobre o cenário do mercado, da economia, da sua empresa e dos clientes atendidos.

Por meio de uma pesquisa mais aprofundada sobre esses fatores, é recomendável avaliar quais são as forças e fraquezas da sua empresa, as oportunidades e ameaças do mercado, a situação dos concorrentes diretos e indiretos e os perfis do público da sua marca (quais são as dores e preferências dos clientes).

Organize os processos internos do seu escritório contábil

Como estão organizadas as atividades da sua equipe e onde estão armazenados os documentos utilizados no dia a dia? Como são realizados os processos de atendimento e prospecção de clientes? Para desenvolver a sua empresa com mais eficiência, você precisa padronizar algumas atividades para otimizar as demandas e o tempo.

Defina o que é sucesso para a sua empresa de contabilidade

Para que o seu empreendimento consiga crescer, é necessário estabelecer qual é o crescimento desejado: ao definir metas específicas e alcançáveis, é mais fácil entender o que precisa ser feito para acompanhar esse processo e atingir os objetivos almejados de crescimento em um determinado período.

O sucesso para alguns empreendedores, atualmente, pode ser conseguir mais clientes, enquanto para outros pode aumentar o faturamento em pelo menos 40% ao ano. Esse objetivo pode ser mudado com o passar do tempo, mas é indicado definir quais são as suas necessidades e metas atuais para estabelecer parâmetros e implementar ações eficazes.

Aumente a visibilidade dos seus serviços

Para vender mais e impulsionar o crescimento da sua empresa de contabilidade, utilizar estratégias para alcançar mais clientes é uma ótima escolha. Portanto, é indicado incluir mais canais de comunicação e vendas para divulgar os seus serviços, facilitar o contato entre público e marca e, ainda, construir autoridade no meio online.

Ofereça treinamentos ao time comercial

Além de divulgar mais os seus serviços para aumentar a visibilidade da sua marca, é fundamental oferecer treinamentos frequentes à sua equipe de vendas, levando em consideração a otimização das atividades e o engajamento dos colaboradores, para obter melhores resultados e aprimorar a imagem da empresa.

Como alavancar os resultados de crescimento da sua empresa contábil?

Além dos passos que falamos há pouco, é essencial seguir algumas práticas para obter um retorno mais eficaz com as suas ações e estratégias. Confira a seguir o que não pode faltar no seu plano de crescimento:

  • garanta a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu negócio;
  • realize um monitoramento constante dos processos e resultados;
  • analise métricas e dados obtidos;
  • defina os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo;
  • segmente os clientes de acordo com a jornada de compra;
  • invista em marketing de conteúdo;
  • faça um atendimento personalizado para oferecer as soluções ideais.

Ao adotar essas dicas na rotina da sua empresa, você vai obter mais sucesso com o plano de crescimento do seu escritório contábil. Esperamos que este artigo tenha ajudado você!

Aproveite essa leitura e confira como aumentar as vendas do seu escritório contábil.

× Como podemos te ajudar?