fbpx
×
Planejamento contábil 2022
28 janeiro, 2022

Ano novo, planejamento novo: Veja como elaborar um bom planejamento contábil para 2022

Para que o seu escritório de contabilidade continue se destacando no mercado, é fundamental garantir que o calendário fiscal e tributário sejam devidamente cumpridos, e elaborar um planejamento contábil pode ajudar você nesse processo.

Contadores normalmente possuem muitas demandas para fazer diariamente, o que pode fazer com que algumas delas sejam deixadas de lado. Porém, atualmente é possível contar com diversas ferramentas tecnológicas para ajudar você a organizar o que precisa ser feito, aumentando a sua produtividade e motivação na rotina.

Elaborar um bom planejamento contábil para 2022 é o segredo para oferecer soluções diferenciadas para os seus clientes, aprimorando o atendimento consultivo do seu escritório contábil e garantindo melhores resultados para você e o público da sua marca. Prossiga na leitura deste artigo para saber mais!

O que é um planejamento contábil?

Um planejamento contábil é uma ótima forma de traçar os objetivos do ano, identificando as ameaças, oportunidades, fraquezas e forças da sua empresa de contabilidade, além de analisar quais áreas precisam de mudanças para reduzir custos e alcançar um retorno mais positivo ao longo dos próximos meses.

Monitorar o que foi definido também deve fazer parte do planejamento, a fim de fazer o devido acompanhamento de cada processo e dos indicadores de desempenho estabelecidos para avaliar as ações e estratégias utilizadas e, assim, poder modificá-las com mais eficácia se for necessário.

Por que é preciso fazer esse planejamento?

Alguns escritórios contábeis já conseguem lidar com as suas tarefas, conquistando bons resultados, sem fazer um planejamento anual, então será que é preciso elaborar um em sua empresa? Uma das chaves dos negócios de contabilidade que garantem mais sucesso é exatamente o ato de se planejar antecipadamente.

Ao realizar planejamentos, você pode ter mais praticidade ao lidar com crises e imprevistos, evitando possíveis penalizações ou prejuízos financeiros e ampliando as possibilidades de alcançar as metas do empreendimento. Algumas das principais vantagens de fazer um planejamento contábil, são:

  • atender às necessidades dos clientes;
  • estar preparado para acontecimentos inesperados na economia ou no mercado;
  • agregar valor aos serviços da empresa;
  • definir objetivos mais estratégicos;
  • oferecer soluções ideais para cada situação;
  • manter o funcionamento do empreendimento dentro da legalidade;
  • aumentar a rentabilidade a longo prazo;
  • gerar mais transparência aos empresários;
  • garantir um controle nas finanças.

Como elaborar um bom planejamento contábil para a sua empresa?

Que tal aproveitar o novo ano para elaborar um planejamento melhor na sua empresa contábil? Para conquistar os resultados almejados, é importante seguir alguns passos. Confira os principais deles nos próximos tópicos.

Revise o ano anterior

Quais foram as conquistas do seu escritório contábil? Quais foram os resultados conquistados em cada processo e como foi a rentabilidade alcançada ao longo do ano passado? 

Vale entender o que aconteceu nos 12 meses anteriores, a fim de avaliar o desempenho da sua empresa e, assim, entender o que deve ser transformado de forma positiva.

Defina os pontos que devem ser melhorados

Após ver o que aconteceu no ano anterior e analisar a situação atual da empresa contábil, é hora de identificar o que pode ser melhorado e otimizado nos próximos meses para obter mais sucesso.

Estude os concorrentes, o mercado e os clientes

Entender o que a concorrência está fazendo, qual é o cenário atual do mercado e quais são as necessidades e preferências dos seus clientes é um passo de extrema importância para ajudar você a se planejar de forma mais estratégica e, dessa forma, se destacar mais no seu nicho de atuação.

Estabeleça metas alcançáveis

Agora é o momento para traçar as metas de curto, médio e longo prazo. Como você deseja ver o seu escritório contábil no próximo trimestre, semestre e final do ano? Cada meta definida deve ser segmentada em pequenas partes alcançáveis com prazos e resultados estabelecidos para facilitar o processo.

Crie um plano de ação

Para que as metas não sejam esquecidas em meio a tantas demandas diárias, vale criar um plano de ação, delegando tarefas, definindo equipes responsáveis e prazos, gerando mais transparência e aumentando o engajamento dos empresários.

Além de estabelecer as datas, é importante também entender a situação financeira de cada empresa e, assim, definir um orçamento para agir de forma mais estratégica e eficiente.

O plano de ação deve conter o processo de monitoramento do que foi planejado, a fim de acompanhar as tarefas realizadas e pendentes, acompanhar os resultados e otimizar os recursos de tempo e finanças.

Ao trabalhar como contador, você tem uma grande oportunidade de ajudar empresários a conquistarem mais eficácia e praticidade em seus processos, e elaborar um bom planejamento contábil é essencial para melhorar a sua relação com os clientes, proporcionando mais transparência e credibilidade. Aproveite a leitura e aprenda como fazer planos de contabilidade para conquistar mais clientes.

× Como podemos te ajudar?