fbpx
×
home office na contabilidade
30 julho, 2021

Trabalho remoto: o seu escritório está preparado?

O trabalho tem se tornado uma alternativa mais viável desde o início da pandemia. O que antes era somente um desafio, agora é a realidade de muitos profissionais e, por isso, é preciso preparar sua empresa contábil.

Com a pandemia de Covid-19, a rotina de diversas pessoas mudou completamente tanto em sua vida pessoal quanto profissional. O trabalho remoto ou home office, que era uma opção para casos necessários, faz parte do dia a dia de muitas empresas ao redor do mundo.

Apesar de as transformações do cotidiano serem uma demanda a mais, trabalhar de casa tem sido uma das melhores medidas para diminuir o risco de contágio do vírus. Então é importante pensar em formas mais práticas de se adaptar, a fim de manter a qualidade e produtividade durante as tarefas e, ainda, atender às necessidades do seu time à distância.

Se você quer saber como preparar o seu escritório de contabilidade para o trabalho remoto, que pode continuar no pós-pandemia, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos para lhe ajudar. Siga conosco!

É possível manter o trabalho remoto em seu escritório contábil?

Depois de entender o trabalho remoto como uma parte da rotina dos profissionais, você pode estar se questionando se é possível manter o trabalho de casa mesmo após a pandemia. 

Algumas empresas estão analisando a possibilidade de permanecer com o teletrabalho e, de acordo com uma pesquisa da Workana, 84,2% dos líderes entrevistados pensam em continuar com o trabalho remoto: acreditam que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além dos horários flexíveis, é algo a ser priorizado.

Para manter o home office, é preciso atentar para alguns cuidados com o objetivo de entender as dificuldades e necessidades que a sua equipe pode encontrar ao longo dessa jornada. Ainda de acordo com o levantamento da Workana, algumas das ações prioritárias para melhorar o trabalho realizado em casa, são: 

  • aprimorar a tecnologia e conectividade; 
  • oferecer flexibilidade de horários para aumentar a qualidade de vida; 
  • oferecer mais cursos sobre trabalho remoto; 
  • oferecer uma solução para ajudar os colaboradores com filhos; 
  • e melhorar equipamentos e servidores para usar em casa.

Quais são os benefícios do trabalho remoto para profissionais de contabilidade?

Enquanto antes a ideia de manter a equipe trabalhando diretamente de casa era algo quase impossível de ser colocado em prática, hoje é possível perceber que é possível, sim, fazer isso e manter — ou até melhorar — a qualidade dos serviços oferecidos. 

Se você ainda está em dúvida sobre como vai ser o formato do trabalho no seu escritório contábil, é importante analisar o cenário atual da sua empresa e entender quais são as vantagens de manter a implementação do home office no dia a dia. Confira, a seguir, os principais benefícios do trabalho remoto para os contadores:

  • redução de custos fixos e de manutenção corporativa;
  • melhorias no relacionamento com os colaboradores;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • visão mais positiva da empresa entre funcionários e líderes;
  • evolução tecnológica da empresa;
  • expansão geográfica;
  • retenção de talentos;
  • otimização de processos internos e resultados mais eficazes;
  • economia com deslocamento, roupas e refeições;
  • aumento da autonomia e geração do senso de dono;
  • melhorias no clima organizacional;
  • flexibilidade de horários.

Como preparar a sua empresa contábil para o trabalho remoto?

Apesar de o trabalho remoto oferecer vários benefícios aos colaboradores e às empresas como um todo, o aumento de buscas por termos relacionados à “saúde mental no home office” chegou a 150% após meses de isolamento social no Brasil.

Segundo o relatório da Fundação Instituto de Administração (FIA), com 48 empresas brasileiras, 34% das organizações ouvidas não faziam nenhum tipo de acompanhamento sobre a saúde mental nem disponibilizaram nenhuma forma de apoio psicológico durante o período de teletrabalho.

Para evitar prejuízos na saúde mental, entre outras preocupações, é importante seguir algumas indicações que podem melhorar não somente as atividades do dia a dia, mas também a qualidade de vida e a motivação de colaboradores e gestores do seu escritório contábil. Confira, a seguir, as principais dicas que reunimos!

Organize as demandas semanalmente

É importante levantar todas as atividades que precisam ser realizadas ao longo da semana, a fim de organizar os prazos, reduzir possíveis falhas ou esquecimentos e dividir melhor as tarefas, evitando a sobrecarga de trabalho em alguns colaboradores e integrando mais o time.

Padronize processos para otimizar a rotina

Ter uma rotina pode facilitar muito a vida de qualquer pessoa. Afinal, é melhor já saber os dias que você vai ter reunião para organizar a sua semana em vez de ter vários imprevistos ao longo dos dias, não é mesmo?

Portanto, vale pensar em formas de criar uma rotina adequada às suas necessidades, definindo um horário para cada atividade e organizando melhor o seu tempo para ter mais saúde mental.

Mantenha uma boa comunicação

A comunicação é uma das principais chaves para quem deseja preparar a sua empresa para o trabalho remoto. Quem trabalha com contabilidade já sabe o quão importante é saber lidar com diversas informações, com o máximo de cuidado possível, então se comunicar bem também pode ajudar nesse processo.

É recomendável falar com a equipe e os clientes de forma transparente, empática e eficaz. Quando as pessoas trabalham em casa, elas também precisam lidar com outras demandas, como casa, pets e família, por exemplo. Então vale manter sempre um olhar mais gentil para si mesmo e para o outro, a fim de estabelecer uma comunicação mais simples e agradável.

Invista em ferramentas tecnológicas

Investir em melhorias para a tecnologia da sua empresa contábil também é um ótimo passo para prepará-la mais para o trabalho remoto. Hoje é possível contar com diversas ferramentas para mensurar o tempo das atividades, monitorar os resultados, organizar o dia a dia e, ainda, aumentar a qualidade dos serviços.

Pensar em formas de reduzir o estresse e melhorar o bem-estar dos colaboradores é essencial para aumentar a satisfação do time, que vai se sentir mais valorizado e, consequentemente, mais engajado com o trabalho, proporcionando benefícios para toda a organização.

Para implementar o trabalho remoto de forma realmente eficaz, é indicado entender as necessidades e os perfis das pessoas que trabalham em sua empresa contábil. Dessa forma, vai ser mais fácil alinhar os objetivos e definir os próximos fluxos de atividades.  

Gostou das nossas dicas? Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre como o trabalho remoto pode transformar positivamente o seu escritório de contabilidade. Aproveite para descobrir como construir sua autoridade no ambiente digital para ter mais sucesso na sua carreira de contador. Até mais!

× Como podemos te ajudar?