fbpx
×
Montar empresa
29 agosto, 2016

6 pontos importantes na criação de uma empresa de contabilidade

Devido à diversidade de empresas atendidas e as mudanças tributárias no nosso país, é uma tarefa de extrema responsabilidade e complexidade gerenciar um escritório de contabilidade.

Montamos este post reunindo algumas dificuldades que os empresários contábeis passam na hora de montar seus escritórios.

Capital Inicial

Uma grande dificuldade é o investimento financeiro inicial, pois nos primeiros meses é muito difícil ter um retorno financeiro que feche todas as contas. Nesse caso, é essencial que você tenha um valor de caixa para suprir os custos e despesas, e segurar a onda nos meses iniciais.

Cálculo de Honorários

Outro fator que dificulta é a precificação dos serviços. Determinar quanto será cobrado é uma dificuldade, até mesmo para contadores. O sindicato da classe até divulga uma tabela de honorários, mas é difícil se basear por conter, muitas vezes, preços fora da realidade.

Sabemos que a concorrência nem sempre é muito saudável e acaba entregando um serviço “mais ou menos” por um preço muito baixo, o que prejudica todo o mercado. Mas uma dica importante é apostar em qualidade do serviço e marketing. Ser bom e mostrar que é bom é fundamental para se destacar do meio da multidão e poder cobrar um valor mais justo para os serviços.

E não esqueça, estabeleça um contrato onde esteja previsto uma alteração nos valores dos honorários no caso de necessidade de atualização. Lembre-se de levar em conta seus custos, despesas, tempo necessário para o serviço e sempre tente se esquivar das pechinchas. No site “Honorários Contábeis“, você pode calcular o valor do seu serviço baseado em alguns desses critérios.

Experiência de Mercado da Equipe

Só quem conhece a rotina de um escritório de perto entende as inúmeras obrigações que devem ser atendidas diariamente.

Os estágios e as disciplinas práticas vistas na formação dos profissionais são muito elementares e muitas vezes não são capazes de formar um contador pronto para que tenha um bom desempenho para atuar em um escritório. Muitos possuem qualificação técnica, e faltando a parte “prática”.

A solução é o treinamento por parte do escritório, mas isso demanda tempo. Tenha isso em mente, planeje um tempo de dedicação para investir em conhecimento da equipe.

Conquista de Clientes

Para conquistar os primeiros clientes, muitos contadores recorrem as suas redes de relacionamento. Sem dúvida o network é muito importante na hora de fechar negócios. Se você tem uma boa rede e entrega um bom serviço, sem dúvida a indicação também será uma fonte constante de novos clientes.

Outro ponto importante para conquistar novos clientes é você investir na imagem da sua empresa e marketing. Criamos um post com algumas ações que podem te ajudar na hora de montar uma estratégia de marketing para sua empresa.

Criação de uma identidade

Para ser reconhecido no mercado, sua empresa precisa ter uma identidade. Invista em um nome fácil de memorizar e de escrever.

Crie um logotipo, faça cartões de visita e faça um site.

O consumidor, atualmente, passa por uma mudança de comportamento. Pense bem, como você comprava um apartamento 5 anos atrás e como você compra hoje? Onde pesquisava opções? Onde pega referências das localizações? Acredito que você, da mesma forma que eu, usa a internet para praticamente todas as suas compras.

O “movimento online” muda a forma como consumimos e os serviços contábeis não estão fora dessa mudança. Muitas vezes, o primeiro contato do seu futuro cliente com sua empresas é por meio da internet, ou seja, estar presente na web pode te garantir novos clientes e uma imagem mais profissional.

Investimento em tecnologia

A tecnologia faz parte de todos os negócios, mas a contabilidade, sem dúvida, foi um das áreas mais impactadas pelos avanços de ti.

É importante você separar uma parte do investimento para contratação de um sistema para ajudar no dia a dia da sua empresa.

Em uma recente pesquisa, realizada pela Nibo, apontou os melhores sistemas contábeis do Brasil. Neste link você pode ter acesso à pesquisa. A pesquisa aponta como os três principais sistemas, na ordem: Fortes Contábil, Domínio e Nasajon.

O sucesso de uma empresa envolve muitos fatores, mas trabalhando com planejamento e entregando serviços de qualidade, sem dúvidas suas chances aumentam muito. Espero que você tenha muita força de vontade e sorte, o sucesso te espera! Até o próximo post.

× Como podemos te ajudar?