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27 agosto, 2021

Checklist de vendas contábeis: passo a passo do primeiro contato ao fechamento

O processo de vendas envolve muito mais fatores do que apenas uma boa comunicação e habilidade de persuasão. É necessário entender estratégias e técnicas para transformar consumidores em clientes fiéis para a sua empresa.

O universo comercial é cheio de métodos e práticas, que estão em constante mudança, demandando bastante atenção para acompanhar as tendências ao longo do tempo. É fundamental saber como estruturar o processo para lidar com os imprevistos e reduzir possíveis riscos durante a jornada de compra do cliente.

A venda é uma das últimas etapas de todo esse processo, então vale entender como funciona a experiência de compra para aumentar a lucratividade do seu negócio e construir laços mais fortes com o público da sua marca.

Quer entender sobre como garantir um processo de venda mais estruturado? Pensando em ajudar você, contador, elaboramos um checklist com todo o passo a passo que você precisa para ter mais sucesso com as suas estratégias. Boa leitura!

Por que vale a pena estruturar o seu processo comercial?

Se você já consegue obter ótimos resultados sem contar com uma estrutura de vendas, pode estar se perguntando se realmente vale a pena fazer isso. Apesar de os resultados contarem muito, a forma como você e sua equipe chegam até ele, também são importantes, e uma boa estrutura faz toda a diferença.

Além de otimizar o tempo do seu time de marketing e vendas, aumentando a produtividade e evitando a sobrecarga de trabalho, fazer um checklist comercial pode render diversos outros benefícios relevantes, entre eles:

  • mais facilidade de fechar negócios;
  • organização para apresentar valores e serviços;
  • organização, produtividade e engajamento para a equipe;
  • melhorias na imagem da marca;
  • alcance das metas com mais rapidez e eficácia;
  • visão estratégica do que deve ser feito;
  • auxílio para lidar com dificuldades ou imprevistos;
  • mais credibilidade para os clientes;
  • desenvolvimento profissional para os vendedores.

Como fazer um checklist de vendas?

Antes de prosseguirmos para o passo a passo, vale ressaltar que você deve entender as particularidades da sua empresa contábil antes de construir o seu próprio processo. Então, para elaborar o checklist ideal de vendas para a sua empresa, é necessário seguir algumas etapas, como:

  • pesquisar as ações da concorrência;
  • observar o cenário do mercado e da economia;
  • analisar as tendências do segmento do seu negócio;
  • avaliar quais foram as melhores vendas da sua empresa;
  • entender os processos do seu time comercial;
  • verificar os diferenciais de cada estratégia utilizada;
  • conversar com a equipe de marketing e vendas;
  • alinhar os objetivos;
  • investir em ferramentas tecnológicas;
  • estudar os perfis dos clientes;
  • construir o checklist do processo.

Do primeiro contato ao fechamento de vendas: o que fazer?

Ao trabalhar com vendas, é preciso entender que você sempre pode melhorar mais um pouco, e estruturar um checklist é a escolha perfeita para ajudar você nesse processo. Para fechar bons negócios, há algumas etapas imprescindíveis. Confira, a seguir, as principais delas e descubra como vender mais e melhor.

Reúna o máximo de informações possíveis

Antes do primeiro contato com o cliente, é preciso se preparar. Afinal, você não quer chegar de mãos vazias ao final dessa jornada, não é mesmo? Então vale prestar atenção tanto nos detalhes do que você vai vender quanto nas informações de quem você vai conversar.

Depois de adicionar esse levantamento de dados à sua bagagem, vale organizar as informações e armazená-la de forma segura: elas vão ser extremamente úteis para os próximos passos da sua empresa.

Entre em contato para saber mais

Com os dados que você precisa em mãos, é hora de saber ainda mais. Então o primeiro contato é o momento perfeito para descobrir novos aspectos sobre o perfil do seu cliente. Dessa forma, vale dar atenção a alguns pontos específicos, como:

  • quais são as dificuldades e dores do cliente;
  • como a empresa pode solucionar esses problemas;
  • qual é a situação atual do consumidor;
  • o que pode acontecer caso o problema dele não seja resolvido;
  • qual é a solução ideal a ser oferecida.

Eduque o público da sua marca

Agora que você já conhece mais o público da sua marca, identificando as necessidades e preferências dos clientes, o próximo passo é educá-los por meio de conteúdos relevantes e atrativos.

Ao investir em marketing de conteúdo, é possível apresentar as soluções da sua empresa de forma mais estratégica, respeitando as etapas do processo de compra, para atrair, educar e fidelizar mais consumidores.

Mantenha uma boa comunicação

A sua empresa tem uma boa presença digital? Além de estar presente nas mídias sociais e ter um endereço online próprio, é fundamental mostrar disponibilidade para ajudar no que for preciso, tirar dúvidas e se comunicar de forma humanizada e atenta.

Se você já passou por uma experiência ruim de atendimento online, provavelmente já sabe o quão importante é ter cuidado com a linguagem utilizada para evitar conversas robóticas ou experiências impessoais.

Apresente a proposta para fechar negócio

Depois de entender o que o público precisa, e após os clientes já entenderem quais são as soluções ideais para solucionar os seus problemas, é chegada a hora de apresentar as propostas de vendas da sua empresa. 

Vale ressaltar que a proposta deve ser transparente e objetiva, levando em consideração as dores e opiniões do seu cliente em questão. Durante esse momento, também é essencial escutar o que o consumidor tem a dizer para atendê-lo da melhor forma e, assim, negociar as condições ideais.

Feche o negócio e acerte todos os detalhes

Com as melhores ofertas já apresentadas, vale mostrar que você prestou atenção em tudo o que o seu cliente falou para, então, oferecer a melhor solução e definir os próximos passos.

Depois de fechar a venda, é necessário formalizar todos os detalhes para concretizar a negociação, evitando erros e concluindo com sucesso o processo que foi seguido.

Dê atenção ao pós-venda

Assim como é preciso ter todo o cuidado durante as primeiras etapas do checklist, a atenção também deve permanecer nos últimos passos: não é porque a venda foi finalizada que a jornada comercial deve acabar.

Apesar de o pós-venda ser uma etapa mais leve, ela é fundamental para construir bons relacionamentos com os clientes. Afinal, esse momento também pode ser considerado um novo começo para outras vendas.

E aí, quais dessas etapas já são colocadas em prática pela equipe comercial da sua empresa contábil? Esperamos que o nosso checklist de vendas ajude você e o seu time a impulsionar melhores resultados a longo prazo.

Saiba 6 Técnicas de vendas para transformar leads em clientes , ao longo da jornada de compra. Até a próxima!

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