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Como iniciar acoes de marketing
12 junho, 2018

Como iniciar minhas ações de marketing contábil?

O mercado tem se transformado constantemente e isso é moldado pela mudança no comportamento do consumidor. Entender quem é o cliente do seu escritório contábil é fundamental para criar estratégias corretas que atinjam o seu público.

Além disso, para que sua marca tenha sucesso online, é necessário um planejamento adequado. De nada adianta querer alavancar suas vendas de uma vez, se você não estabeleceu seus objetivos, selecionou KPI’s “ Chaves Indicadoras de Performance” para acompanhar seus resultados ou definiu o ROI “Retorno Por Investimento” esperado, por exemplo.

Vamos começar a planejar suas ações de marketing digital? Para isso, siga quatro passos:

Estabeleça metas

Antes de começar uma caminhada, é preciso saber seu destino. Aonde você pretende chegar, em determinado
período de tempo?

Quais são seus objetivos principais ao investir em Marketing Digital: gerar vendas, gerar leads, trabalhar o relacionamento com seus clientes?

Analise as necessidades da sua empresa, e estabeleça tais metas para supri-las. Depois disso, pontue objetivos de médio de longo prazo, conferindo a cada um de seu time tarefas.

 

Defina o público alvo

Agora você irá se perguntar: “Para quem é destinado meu conteúdo?”

Daí surgirão suas “personas”.

Saber sobre público alvo é suficiente para seguir com uma boa estratégia?

Não! Seu público alvo pode te dar uma noção geral, mas na hora de definir a estratégia de vendas da sua empresa, o seu norte deve ser uma persona.

Por que?

Público alvo ainda é um universo muito genérico.

Talvez contratar um escritório contábil especialista em construtoras seja mais do interesse do Renato, de 48 anos, gerente financeiro de uma construtora de 120 funcionários e que tenta levar uma vida saudável, que ao interesse de adultos de 30 a 65 anos. Essa definição de um público alvo ideal é chamada de “persona”.

Enxerga a diferença?

Quanto mais específica for sua persona, maiores as chances de atingir quem realmente importa. Na criação da persona, suas características não são definidas por achismo, mas sim por dados reais de seus clientes.

Defina sua persona

Faça uma pesquisa afundo entre seus clientes, por formulários ou até entrevistas. Colete dados demográficos e comportamentais também, procure por padrões e tendências e por fim crie histórias de perfis (desafios, objetivos pessoais, etc.).

Com o avanço da tecnologia, as pessoas se acostumaram a pesquisar na internet termos relacionados as suas dificuldades do dia a dia (no Brasil esse comportamento é especialmente forte). Então, se uma dificuldade da nossa persona, o Renato, é a redução nos custos na construtora dele, certamente ela se interessará por conteúdos nesse contexto, que 0 ajudem a resolver esse problema. Você pode explorar isso, entendendo suas características você pode criar conteúdos no seu site apresentando soluções para as “dores” e dificuldades da sua persona, por isso é tão importante entendê-la.

Com as personas criadas (você pode definir mais de uma), fica mais fácil entender com quem você falará, isso ajudará na hora de treinar a sua equipe, criar anúncios, definir a linguagem de treinamentos e abordagem comercial e muito mais.

 

Escolha as mídias adequadas

Depois de definir suas personas, escolha os veículos de distribuição de conteúdo a serem utilizados para atingir esse público. Leve em consideração, também, o perfil da sua empresa e seus objetivos com o cliente. Isso quer dizer que eu posso criar logo um perfil naquela rede social que estourou mês passado?

Não é bem assim. Tenha em mente que nem toda plataforma de conteúdo é adequada aos seus objetivos e, principalmente, as suas personas.

Mais vale você ter poucos perfis que gerem resultados a ter milhões de perfis desnecessários espalhados por ai (a não ser que atendam aos requisitos acima).

No mais, documente em um guia contendo a frequência de postagens, a tônica a ser utilizada, os modelos de postagem, o formato. Deixe registrado tudo, e siga-o.

 

Planeje e Mensure

Defina as métricas a serem utilizadas em cada plataforma, assim você terá uma noção dos resultados do seu planejamento. Cada rede social tem uma quantidade grande de possibilidades de mensuração. A dica é não tentar medir tudo, tente escolher métricas se sejam relevantes para apontar se o objetivo que você definiu está sendo alcançado.

Existem várias ferramentas online de análise que podem te ajudar na hora de planejar suas ações de Marketing Digital, como as de análise de palavras-chave, análise de concorrência, templates de personas, etc.

É isso! Depois de tanto planejamento, você está quase pronto para alavancar suas vendas em Marketing Digital! Mas isso faz parte da cena dos próximos capítulos.

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