fbpx
×
obrigações contábeis
6 junho, 2021

Como utilizar as obrigações contábeis para faturar mais?

Manter a empresa dentro das normas da regulamentação pode parecer um desafio, por envolver burocracia e atenção a diversos documentos, mas cumprir as obrigações contábeis pode aumentar o seu faturamento.

Quem empreende já sabe que é preciso lidar com diversas obrigações contábeis, fiscais ou tributárias, para evitar multas e riscos em sua atuação no mercado. Porém, como conseguir manter o seu negócio de acordo com as exigências da legislação e ampliar as vendas em meio às demandas da rotina?

O que algumas pessoas não sabem é que por meio do cumprimento das normas, é possível obter mais segurança e aumentar o faturamento a longo prazo. Para ajudar você a manter a sua empresa em dia com as obrigações contábeis, reunimos tudo o que você mais precisa saber sobre esse assunto. Prossiga na leitura e confira!

Quais são as obrigações contábeis?

As obrigações contábeis estão ligadas aos compromissos fiscais e vão para muito além do recolhimento de impostos: são deveres que precisam ser cumpridos para manter o funcionamento da empresa e aprimorar a imagem desta no mercado, proporcionando mais segurança e credibilidade a longo prazo.

No Brasil, os deveres contábeis são obrigatórios por lei para todas as empresas ou pessoas jurídicas. Então, fora as atividades rotineiras do universo do empreendedorismo, também é preciso atender às necessidades do Fisco para gerenciar melhor os seus processos.

Ao adquirir um CNPJ, ativo ou sem faturamento, é importante seguir algumas normas, como emitir notas fiscais e declarar impostos, por exemplo. Entretanto, é preciso assumir também as demandas da contabilidade. Confira, a seguir, quais são as obrigações contábeis a serem cumpridas.

Livros obrigatórios

Uma das principais normas a serem seguidas por qualquer empresário é fazer o devido registro de suas operações diárias, por meio do Livro Diário, e apresentar a movimentação analítica das contas escrituradas em seu negócio, por meio do Livro Razão.

Essas obrigações demandam tempo e atenção, mas garantem documentos necessários para evitar fraudes e possíveis problemas na imagem e nas finanças de sua empresa.

Balanço patrimonial

Todas as organizações com CNPJ, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEI), precisam apresentar os bens obtidos e as despesas que foram pagas no balanço patrimonial.

Esse documento deve ser feito de forma anual, a fim de demonstrar a posição patrimonial e financeira de sua empresa.

Para não correr o risco de sofrer penalizações diante da fiscalização e encerrar o funcionamento de suas atividades, é crucial ter atenção aos prazos de entregas dos documentos e manter a organização por dentro das regulamentações.

Hoje a sua empresa pode cumprir as obrigações de forma mais prática, sem precisar levar documentos a repartições públicas: por meio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é possível manter a regularidade da sua empresa em dia com mais facilidade.

Por que é importante manter a sua empresa dentro da regularidade?

Para conquistar a escalabilidade da sua empresa, de forma saudável e sustentável, é necessário estar em conformidade com a lei e cumprir as suas obrigações dentro dos prazos estabelecidos. Ao fazer isso, é possível obter outros benefícios relevantes, como:

  • manter o nome limpo;
  • evitar dívidas, multas e penalizações;
  • garantir o funcionamento da sua empresa;
  • preservar uma boa imagem no mercado;
  • gerar competitividade;
  • reduzir falhas e prejuízos financeiros;
  • agregar valor aos seus serviços ou produtos;
  • otimizar as atividades da sua equipe;
  • aumentar o faturamento do seu negócio.

De acordo com dados do levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o país possui um número extenso de tributos em vigor, além de uma grande quantidade de registros e documentações, o que pode gerar prejuízos aos empreendedores do país.

Portanto, é importante contar com a ajuda de especialistas e ferramentas tecnológicas para manter a empresa em dia com as regulamentações e normas do governo.

Como utilizar as obrigações contábeis para aumentar o faturamento?

Quando uma organização cumpre as obrigações contábeis, todos os setores podem adquirir vantagens, inclusive o setor financeiro. É preciso ficar de olho nas alterações da legislação e se preparar para evitar multas, atrasos e dores de cabeça.

Agora que você já sabe o porquê de cumprir com as obrigações contábeis, é importante saber como isso pode contribuir para o aumento do faturamento da sua empresa. Siga conosco para saber mais!

Análise do faturamento empresarial

Ao seguir as exigências da legislação, a organização passa a elaborar relatórios para verificar os dados fiscais e avaliar o desempenho do faturamento, identificando possíveis falhas e quais mudanças devem ser realizadas para adquirir melhores resultados.

Com uma visão mais detalhada e um maior controle sobre os números do seu negócio, alcançar as metas almejadas e faturar mais são alguns dos processos que se tornam mais simples e eficazes. 

Aumento da produtividade

Com o comprometimento de atender às normas, há a redução de falhas, prejuízos e preocupações, o que impacta positivamente a produtividade da equipe e o engajamento com os objetivos da empresa.

Mais segurança e credibilidade

Integrar os setores da sua empresa com as normas da contabilidade é uma estratégia que pode alavancar seu faturamento, devido às melhorias no funcionamento dos processos, o que pode gerar mais segurança para o seu time e credibilidade com os clientes.

Redução de falhas e prejuízos financeiros

Reduzir as possibilidades de colocar as suas finanças em risco tem tudo a ver com melhorar o faturamento, não é mesmo? Se a empresa colaborar com as normas da contabilidade, efetuando os devidos pagamentos e cumprindo com as obrigações exigidas, há a redução de valores imprecisos ou despesas imprevistas.

Além de evitar erros e prejuízos, ao integrar as finanças do seu negócio com as demandas contábeis, há a otimização dos resultados, permitindo a economia de tempo e recursos.

Otimizar as atividades na vida de quem empreende é algo essencial e, por isso, é ainda mais importante atender às obrigações contábeis: em vez de perder tempo e dinheiro com preocupações e dívidas, você vai manter a saúde financeira da empresa em dia com as regulamentações, gerando oportunidades melhores de faturar mais.Siga as nossas redes sociais para saber mais sobre contabilidade, finanças, tecnologia e gestão de negócios: estamos no Facebook, Linkedin e Instagram.

× Como podemos te ajudar?