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Contadora explicando plano de crescimento estratégico
13 maio, 2022

Contador (a), aprenda a elaborar o plano de crescimento do seu escritório

Por mais bem desenvolvido que o seu escritório contábil já esteja, é preciso contar com um plano de crescimento para contabilidade para continuar evoluindo e se destacando no mercado. Saiba como fazer isso!

Ao empreender, principalmente em áreas que estão passando constantemente por mudanças, como é o caso da contabilidade, é ainda mais importante estar de olho nas tendências e oportunidades para manter o funcionamento da sua empresa em dia. 

Por isso, é recomendável tirar as suas estratégias do papel e revisar os planejamentos já realizados sempre que for possível para analisar uma série de fatores que podem transformar o seu negócio.

Neste artigo, você vai entender como elaborar o plano de crescimento do seu escritório contábil de forma prática e eficaz. Vamos lá!

Faça um planejamento estratégico

Antes de tudo, vale entender a importância de pensar de forma estratégica ao elaborar qualquer planejamento. Então é indicado avaliar a situação de alguns pontos atuais, como:

  • mercado de atuação do seu segmento;
  • análise dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e ameaças da sua empresa;
  • mapeamento da situação financeira do negócio;
  • pesquisa da concorrência direta e indireta;
  • definição do público-alvo e criação de personas.

Ao ter esses dados em mãos, você pode ter uma visão mais ampla e detalhada sobre a realidade do mercado, da economia, do segmento contábil e da sua empresa, entendendo quais fatores podem influenciar nas suas vendas e quais soluções podem ser oferecidas para atender às necessidades dos seus clientes.

Saiba para onde quer ir

Se você não sabe para onde deseja ir, qualquer caminho serve, não é? Portanto, contador, é importante definir cada um dos seus objetivos. 

Ou seja, se você quer aumentar o faturamento da sua empresa, por exemplo, é recomendável pensar na porcentagem e no prazo desse aumento, identificando um plano de ação que pode ser feito até a meta ser alcançada.

Para isso, é preciso acompanhar os processos, o histórico de vendas, as informações dos seus clientes e o cenário atual da empresa no mercado. Por meio dos dados, é possível identificar metas alcançáveis para suprir as suas necessidades e, assim, desenvolver um bom plano de crescimento.

Otimize a sua gestão e os seus processos internos

Você sabe dizer como está a organização dos processos do seu escritório contábil? Há alguma metodologia a ser seguida ao prospectar clientes e encontrar melhores oportunidades de fechar negócio? 

Esses questionamentos são extremamente válidos para ajudar você a traçar os próximos passos, elaborando processos que melhorem a sua gestão e conquistem a confiança dos clientes com mais facilidade.

Defina ações para aumentar as suas vendas

Aumentar a carteira de clientes e vender mais são alguns dos passos realizados por empresas que estão em pleno desenvolvimento no mercado. Então é necessário pensar em meios de aumentar as vendas do seu escritório contábil, entre eles:

investir em anúncios online e offline;

  • utilizar técnicas de SEO;
  • ter um site otimizado e de qualidade;
  • oferecer conteúdos relevantes ao público;
  • atualizar o seu blog e as suas mídias sociais;
  • ter canais de comunicação;
  • enviar e-mail marketing aos clientes;
  • criar um funil de vendas.

Acompanhe os processos e resultados

Além de definir formas de vender mais, você precisa também manter um monitoramento constante para entender quais resultados estão sendo alcançados e quais estratégias devem ser modificadas. Por isso, é indicado:

  • elaborar planos de ação para o setor comercial;
  • investir em capacitações para a equipe de vendas;
  • gerenciar recursos para reduzir custos;
  • monitorar métricas e dados dos setores de vendas, atendimento e marketing;
  • revisar as metas de curto, médio e longo prazo;
  • ter uma comunicação transparente com a equipe;
  • analisar os resultados obtidos;
  • tomar decisões baseadas em dados;
  • garantir a qualidade na entrega dos produtos e serviços do seu escritório.

Por meio dessas dicas, você vai conseguir dar os primeiros passos no plano de crescimento do seu escritório contábil. Esperamos que este artigo tenha inspirado você a pensar em novas formas de alavancar os resultados da sua empresa e ter mais sucesso na área de contabilidade.

Saiba como elaborar uma proposta irresistível para o seu cliente e, assim, aumentar as vendas dos seus serviços contábeis.

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