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6 julho, 2022

Contador, veja como a pesquisa de mercado pode ajudar na melhoria da prestação de serviços do seu escritório

Quer saber como melhorar ainda mais a prestação de serviços do seu escritório contábil? Descubra como a pesquisa de mercado pode ajudar você no mercado de contabilidade!

Enquanto algumas empresas pensam em se preparar apenas para driblar possíveis imprevistos financeiros, outras elaboram planejamentos estratégicos para se tornar autoridade na área de contabilidade e qualificar ainda mais os seus resultados a longo prazo. 

Saiba como utilizar a ferramenta de pesquisa de mercado a seu favor para melhorar a prestação de serviços do seu escritório contábil. Siga conosco para ler o artigo, a seguir, e ficar por dentro de tudo que precisa saber!

O que é pesquisa de mercado?

Como o próprio nome já diz, uma pesquisa mercadológica nada mais é do que realizar um estudo com o objetivo de encontrar oportunidades e ameaças para a sua empresa no nicho em que atua. Algumas das principais informações que podem ser obtidas por meio de uma pesquisa, são:

  • perfil do público da marca;
  • necessidades e preferências dos clientes;
  • ações e estratégias dos concorrentes diretos e indiretos da empresa;
  • dados qualitativos e quantitativos sobre os fornecedores;
  • cenário geral do mercado, da economia e do segmento de atuação.

Qual a importância da pesquisa de mercado?

Por meio das informações, métricas e dos dados adquiridos, é possível empreender com mais segurança e sucesso, visto que você vai entender melhor a situação atual ao redor da sua empresa, além de descobrir os pontos a serem melhorados para se adaptar às novas demandas. 

Ao ter um conhecimento mais aprofundado sobre o segmento em que atua, a concorrência e os seus potenciais clientes, se torna mais fácil descobrir quais ferramentas podem ajudar você a aprimorar a prestação de serviços em contabilidade

Caso o seu escritório contábil já esteja em uma ótima situação mesmo sem nunca ter realizado uma pesquisa de mercado, nunca é tarde para reunir mais conhecimento e fazer transformações positivas no seu negócio, com o objetivo de aumentar a carteira de clientes, fidelizar o seu público e ampliar o faturamento.

Como fazer uma pesquisa de mercado para o seu escritório contábil?

O primeiro passo para fazer uma pesquisa é entender quais problemas você deseja resolver e o porquê desse processo. Você pode querer entender qual é o público ideal da sua marca ou pensar em novas soluções para oferecer em sua prestação de serviços, por exemplo.

A partir da definição dos objetivos de pesquisa e do público escolhido (clientes, potenciais leads, colaboradores, concorrentes ou fornecedores), é hora de utilizar uma comunicação transparente e objetiva, escolher uma ferramenta de pesquisa e aplicar os questionários de acordo com o planejamento.

Hoje é muito mais prático fazer uma pesquisa de mercado, e é possível recorrer a diversos meios para utilizar essa ferramenta a seu favor. Alguns dos tipos de questionários que podem ser aplicados, a depender dos seus objetivos, são:

  • pesquisa sobre a percepção de valor da marca do seu escritório;
  • pesquisa para construção da persona da sua marca;
  • pesquisa de mercado para entender a concorrência;
  • pesquisa para analisar as oportunidades e novas demandas do mercado;
  • pesquisa de satisfação dos clientes;
  • pesquisa com os funcionários da sua empresa contábil. 

Para aplicar pesquisas com mais praticidade e eficiência, você pode utilizar o Google Formulários, que permite a criação e o envio de questionários em tempo real, de forma gratuita, simplificada e completamente online.

Após aplicar uma pesquisa de mercado, é indicado mensurar todos os resultados, analisar os dados obtidos e elaborar gráficos baseados nas informações, a fim de ter uma base mais aprofundada e segura na hora de tomar decisões e planejar os próximos passos do seu escritório contábil.

E aí, já se preparou para fazer uma pesquisa de mercado e, assim, conquistar mais sucesso em seu escritório de contabilidade? Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Aproveite este conteúdo e leia sobre como elaborar o plano de crescimento do seu escritório.

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