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Fidelização de Clientes Contábeis
7 maio, 2021

Fidelização de Clientes: Qual a importância em uma empresa contábil?

Aumentar a carteira de consumidores é um dos objetivos de muitas empresas, mas saber como fidelizar os clientes é ainda mais importante para uma empresa contábil garantir mais sucesso ao longo dos anos.

Porém, como conseguir fidelizar os clientes em um período de inseguranças econômicas e políticas, que refletem diretamente na saúde das pessoas, e entender os hábitos de consumo, que estão em constante transformação? 

A pandemia de Covid-19 fez com que diversos empreendedores, ao redor do mundo, precisassem adaptar as suas estratégias para atender a novas demandas e manter um bom relacionamento com os consumidores. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria EY Parthenon, com base na pesquisa global EY Future Consumer Index, 62% dos brasileiros passaram a visitar menos lojas físicas e 32% aumentaram as compras online de alimentos.

Afinal, é preciso entender as mudanças comportamentais dos clientes para fidelizá-los? E qual é a importância de manter um bom relacionamento com o público da sua empresa contábil

Prossiga na leitura desse artigo e descubra como melhorar a experiência de compra dos consumidores e aprimorar a imagem do seu empreendimento de contabilidade no mercado, retendo os seus clientes aumentando sua taxa de lucratividade. Confira e aproveite!

Qual é a importância de fidelizar clientes na contabilidade?

Captar mais clientes é muito importante para aumentar o reconhecimento e a visibilidade do seu negócio contábil, mas reter o seu público é essencial para garantir mais benefícios a longo prazo. Confira algumas das principais vantagens de investir na fidelização dos consumidores:

  • melhorar o ticket médio;
  • garantir indicações de mais clientes;
  • aumentar as vendas;
  • gerar mais credibilidade e segurança;
  • reduzir o custo de aquisição;
  • agilizar o ciclo de vendas;
  • garantir retornos melhores.

Viu só o quão importante é entender como reter os clientes? Também há outros motivos para você investir na fidelização do seu público, e listamos os melhores a seguir. 

Geração de competitividade

Ao contar com clientes que são realmente fiéis à sua marca, você consegue gerar mais competitividade no mercado, se destacando perante à concorrência e garantindo a oportunidade de se desenvolver ainda mais. 

Vendas mais significativas e frequentes

Se os seus clientes já compraram com você outras vezes, a tendência é que eles façam compras de valores mais altos e com uma constância maior, devido à confiança já garantida pelas experiências anteriores.

Aumento da produtividade da equipe

Por já ter mais segurança com o que a sua empresa oferece, os clientes fiéis possuem menos dúvidas com os seus produtos e serviços contábeis, o que otimiza o tempo da sua equipe de vendas e ajuda os colaboradores a focar em atividades mais importantes. 

Garantia de feedbacks valiosos

Nada faz os olhos de um empreendedor brilharem mais do que receber retornos positivos após suas vendas. Geralmente, ao fidelizar clientes, sua empresa aumenta as chances de garantir feedbacks valiosos, que podem gerar insights importantes e impactar mais consumidores.

Como fidelizar os clientes do seu escritório contábil com mais facilidade?

Agora que você já conhece as vantagens de investir na retenção de clientes, é fundamental entender como tornar esse processo mais prático e eficaz para melhorar os seus resultados.

Para fidelizar o público da sua empresa contábil, algumas práticas podem lhe ajudar. Confira a seguir!

Foque em melhorar o atendimento e a experiência de compra

O primeiro passo para manter o bom relacionamento com os consumidores por mais tempo é aprimorar as etapas de abordagem, atendimento, venda e pós-venda. Ter uma boa comunicação com as pessoas e entender as suas reais necessidades deve ser prioridade para conquistar os objetivos almejados.

Ao oferecer um atendimento de qualidade antes, durante e após a venda, sua organização tende a ganhar pontos positivos com mais clientes. Por isso, vale investir na comunicação, na identidade do seu negócio e em capacitações para a sua equipe. 

Estude os perfis dos seus clientes

Estudar o seu público, definir as personas e entender, aprofundadamente, os problemas e as dores dos seus clientes é preciso para oferecer as soluções mais cabíveis, a fim de alinhar os objetivos, aprimorar os seus serviços e fazer planejamentos estratégicos com assertividade e eficácia.

Ofereça benefícios exclusivos para o público fidelizado

Se os seus clientes dão preferência à sua marca, por que não recompensá-los de forma mais atrativa e frequente? Provavelmente você já ouviu falar em cartões ou clubes de fidelidade, mas há outros meios de oferecer vantagens aos seus clientes fiéis, como:

  • descontos exclusivos;
  • brindes inéditos e com estoque limitado;
  • combos promocionais;
  • prioridade no atendimento;
  • bônus digitais (e-books ou materiais ricos para download).

Aposte em inovação e tecnologia

Investir em ferramentas tecnológicas e processos inovadores é de extrema importância para facilitar o processo de fidelização de clientes, pois com um software de automação, por exemplo, você consegue:

  • armazenar cadastros de clientes;
  • otimizar processos de vendas;
  • melhorar o atendimento;
  • analisar dados e métricas relevantes;
  • integrar a comunicação da equipe;
  • diminuir falhas e prejuízos;
  • cumprir prazos e agilizar demandas.

Construa autoridade no mercado

Outro fator que pode contribuir na retenção de público é construir autoridade do seu negócio contábil. Algumas das principais formas de fazer isso, são: fortalecer a identidade de comunicação da sua marca; solidificar a presença online; analisar as estratégias dos concorrentes; investir em marketing de conteúdo e se aproximar dos seus clientes, oferecendo dicas e informações relevantes para ajudá-los em seu dia a dia, demonstrando a especialidade da sua empresa e gerando mais credibilidade

Vale ressaltar que, para além da qualidade dos serviços contábeis que a sua organização oferece, os clientes também prezam pela imagem da sua marca, os diferenciais apresentados e o atendimento que recebem.

E aí, que tal começar o seu planejamento de fidelização de clientes e aplicar essas dicas na prática? Esperamos que esse post ajude você a incrementar estratégias para fidelizar o público da sua empresa contábil, aumentando seus lucros e otimizando seus resultados.

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