fbpx
×
Consultor na contabilidade
6 setembro, 2021

Quais os benefícios de ser um consultor na contabilidade?

Cuidar da saúde financeira de uma empresa é uma atividade muito importante para qualquer empreendimento e, com uma consultoria, é possível gerar resultados ainda mais vantajosos.

Você já ouviu falar sobre a importância de ser um consultor na contabilidade? Por mais que algumas pessoas pensem que os profissionais contábeis não precisam de ainda mais demandas no dia a dia, a consultoria contábil é a chave para você impulsionar sua carreira e se destacar no mercado.

Apesar de alguns gestores ainda não entenderem a necessidade de contar com o apoio de contadores consultores, as empresas que desejam realmente melhorar a sua gestão financeira e se fortalecer no mercado, já perceberam a diferença de investir em consultoria contábil. 

Ao longo da pandemia e da crise econômica, diversos empreendimentos sofreram impactos, então contar com profissionais especializados em processos financeiros também pode ser uma opção altamente eficaz para solucionar problemas, evitar prejuízos e manter as atividades. 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre se vale mesmo a pena ser um consultor na contabilidade, acompanhe esse texto conosco e descubra os benefícios que pode garantir em sua carreira profissional. Boa leitura!

O que é consultoria contábil?

A consultoria contábil nada mais é do que diagnosticar as dificuldades de uma empresa, apurar dados contábeis e financeiros, avaliar as leis referentes à constituição, adequar os processos internos e oferecer as soluções ideais para implementar melhorias a longo prazo.

Além de fazer os serviços contábeis, a consultoria contábil amplia as soluções por aproximar o profissional e o empreendedor a enxergar o que realmente precisa ser transformado para alavancar o desempenho da organização, facilitando a elaboração de planejamentos mais assertivos e contribuindo para os momentos de tomada de decisões.

Dessa forma, os principais serviços oferecidos por uma consultoria contábil, são:

  • controle financeiro e patrimonial;
  • aspectos de natureza tributária;
  • sugestões referentes à gestão empresarial;
  • contribuição na tomada de decisões.

Como se tornar um consultor na contabilidade?

Se você deseja dar um up no seu histórico profissional, aumentar a bagagem de conhecimentos, gerar mais diferenciais e conquistar oportunidades melhores, se tornar um consultor na contabilidade é a melhor escolha. Porém, como fazer isso? Prossiga na leitura e confira as dicas que reunimos!

Busque mais aprendizados

Para trilhar uma jornada de sucesso, é preciso ter disponibilidade para continuar aprendendo sempre mais: um contador consultor deve saber mais do que as linhas gerais dos serviços, deve ser um especialista da área.

Então a dica é manter seus conhecimentos sempre renovados, se inscrever em cursos, participar de eventos, trocar ideias com outros contadores consultores, estudar e se preparar para coletar o máximo de aprendizados possível ao longo de sua carreira.

Utilize números para embasar as suas análises

Por mais experiência que você já tenha como contador, é preciso mostrar as suas análises de forma mais embasada aos clientes. A consultoria vai muito além de sugestões e planejamentos, então é importante apresentar métricas e dados objetivos para gerar mais credibilidade em seus serviços.

Aproveite os avanços da tecnologia a seu favor

Se atualmente já há diversas ferramentas que podem auxiliar você nas tarefas do cotidiano, proporcionando mais praticidade e segurança ao seu trabalho, qual é o motivo de não utilizá-las? A tecnologia não vai substituir os especialistas em contabilidade, mas pode ajudá-los bastantes a ter ainda mais produtividade e melhores resultados.

Por meio de softwares de automação, por exemplo, é possível otimizar o tempo gasto em cada processo, evitar falhas e ainda reduzir prejuízos. Portanto, é importante atentar para as inovações e manter o seu conhecimento atualizado também no que se refere à tecnologia, a fim de impulsionar seus resultados.

Amplie a sua cartela de serviços

Em períodos de crise econômica, muitos empreendedores buscam reduzir custos e investir em serviços mais completos, a fim de ter mais qualidade e menos gastos. Adicionar a consultoria aos serviços que você realiza faz toda a diferença: de acordo com uma pesquisa do Sebrae, a maioria dos gestores prefere pagar mais para consultores contadores que oferecem serviços mais completos.

Mostre os diferenciais da consultoria contábil

Se você já percebeu o quão importante é se tornar um contador consultor para aprimorar as suas experiências e, ainda, se destacar mais no segmento em que atua, é essencial também mostrar a relevância disso para os clientes. 

Como você já deve saber, os empresários que negligenciam a saúde financeira de suas organizações, acabam caindo no vermelho ou adquirindo despesas desnecessárias, por não seguir processos adequados. 

Então é extremamente válido mostrar que, com a ajuda de um contador consultor, é possível realizar planejamentos confiáveis e seguros, de acordo com as dores do cliente, para atender às necessidades e obter mais acertos.

Fortaleça o relacionamento com o seu público

Você é especialista em quais nichos? Nós sabemos que contadores costumam atender empresas de vários segmentos, mas para ser um consultor é necessário ter um direcionamento mais específico, a fim de construir autoridade em determinados temas.

Ao se aprofundar em algumas áreas, você pode obter mais experiência, identificar os perfis do seu público e, assim, estabelecer um relacionamento mais sólido com ele, atraindo e fidelizando clientes com mais facilidade e confiança.

Quais são as vantagens da consultoria contábil?

Além do que falamos anteriormente, ainda há diversos outros benefícios que você pode apresentar aos seus clientes, de forma a fortalecer o seu trabalho, reconhecer os seus esforços e gerar resultados positivamente mais impactantes. Confira as principais vantagens a seguir:

  • escolha do regime tributário ideal;
  • relacionamento mais próximo com o empreendedor;
  • contribuição para tomada de decisões melhores;
  • uso de ferramentas para analisar o trabalho da concorrência;
  • visão mais ampla e especializada da organização;
  • trabalho responsável, com base em métricas, dados, na lei, e na realidade do mercado e da economia.

É válido ressaltar que esses benefícios funcionam a longo prazo, com responsabilidade, construção de autoridade e constância: é preciso lembrar isso ao cliente, para que ele entenda que as vantagens não são conquistadas em poucos meses, mas no progresso das atividades e do acompanhamento do contador consultor.

Preparado para enfrentar novos desafios e impulsionar os seus objetivos profissionais? Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para se tornar um consultor na contabilidade. 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para ajudar outros contadores que você conhece. Até a próxima!

× Como podemos te ajudar?